batido de taça com fruta, caju e spirulina

Aqui está ele, o primeiro artigo deste blog. Aqui começa esta aventura onde irei partilhar as minhas experiências na cozinha, – sempre 100% vegetais -, fotografias, livros, filmes, viagens, dicas sobre vários temas, enfim, o que me apetecer e achar que vocês vão gostar. A verdade é que, mais do que um blog de cozinha, este é um espaço de partilha. Com amor e bom humor.

Bom, e sem mais demora, vamos ao que aqui nos traz: a receita de batido de taça (a.k.a. smoothie bowl) de fruta fresca e spirulina!

Há uns tempos, a Spiralgae enviou-me umas amostras de spirulina para eu testar e desenvolver uma(s) receita(s) e este batido foi o primeiro resultado dessas experiências.

Habitualmente, a spirulina não tem um sabor muito agradável. Há muita gente que a toma como suplemento, mas em cápsulas, precisamente para neutralizar o sabor intenso que a caracteriza – assim meio “fishy”. Maaaas, nada temam, a spirulina da Spiralgae tem um sabor muito neutro o que a torna muito versátil.

Este batido combina na perfeição com pequeno-almoço, mas também faz pandam com lanche, brunch, o que vocês quiserem. Escolham!


INGREDIENTES (1 pessoa comilona):

– 1 banana
– 70 g. de frutos vermelhos à vossa escolha
– 35 g. de caju neutro (demolhado)*
– 60 ml. de leite vegetal à escolha
– 2 colheres de sopa de sementes de chia
– 1 colher de chá de spirulina da Spiralgae

PREPARAÇÃO:

Coloquem a banana, os frutos vermelhos, os caju, o leite vegetal e a spirulina num processador. (caso não tenham processador, utilizem a varinha mágica.)
Bater até ficar cremoso.
Colocar numa taça e por cima decorar com mais fruta, com sementes, (girassol, sésamo, abóbora…), com frutos secos ou então todos.


* o caju deve ser demolhado na véspera. Caso se esqueçam, assim que acordarem, coloquem-nos de molho em água a ferver.

Deixe uma resposta