Com o Verão (e com o Inverno e o Outono e a Primavera, mas vá.), chega a vontade de comer gelado e chega também uma das minhas frutas preferidas: o pêssego. Quando comecei a desenhar a receita na minha cabeça sabia duas coisas: que não queria utilizar banana e que queria um gelado que pudesse ser feito por toda a gente de forma simples e não só por esses sortudos, os proprietários de maravilhosas máquinas de gelado. Decidi utilizar o leite de coco como base e fiz um maravilhoso leite condensado vegetal para o tornar mais doce – podem adoçar com outro elemento à vossa escolha e saltar esta parte, mas acreditem que a espera vale a pena .
Este gelado pode ser feito com ou sem máquina e todos o podem provar. A única coisa que muda é a textura que, utilizando a máquina, fica mais cremosa.
Um gelado pouco doce, com puré de fruta natural e com um delicioso aroma a pêssego. Podia chamar-se Call Me by Your Name, mas bom…fiquemos pelo simples, clássico e menos controverso: gelado de pêssego e coco. Enjoy!

INGREDIENTES (para cerca de 1 litro de gelado):
Para o leite condensado vegetal*:
– 2 chávenas de leite vegetal à escolha (eu usei não açucarado de aveia)
– 1 chávena de açúcar mascavado ou demerara
Para o gelado:
– 2 latas de leite de coco* (colocadas no frigorífico durante a noite para o creme se separar da água)
– 3 ou 4 pêssegos maduros
– 2 c. de sopa de geleia de arroz
– 100 g. de leite condensado vegetal
PREPARAÇÃO:
– Comecem por preparar o leite condensado vegetal, colocando num tacho pequeno o açúcar e o leite. Em lume médio vão mexendo até que o açúcar derreta.
– Quando sentirem que o açúcar derreteu, baixem o lume e vão mexendo de vez em quando. Deve ferver lentamente.
O objectivo é que a mistura reduza para metade*.
Este processo deverá demorar cerca de 75 minutos.
– Reservem o vosso leite condensado num frasco de vidro no frigorífico.
– Para o gelado comecem por verter o leite de coco (bem frio e só a parte branca eixem a água de parte e aproveitem para outra receita.) numa taça grande e batam durante um minuto com uma batedeira.
– Juntem cerca de 100 g. de leite condensado vegetal e mexam com uma colher de pau, até envolver tudo. Reservar no frigorifico.
– Descasquem os pêssegos e cortem a polpa aos cubos.
– Coloquem a polpa e as duas colheres de sopa de geleia de arroz num liquidificador e processem até obter um puré.
– Num recipiente apto para ir ao congelador ponham metade da mistura de coco e por cima, com gentileza, coloquem metade do puré de pêssego e depois repitam o processo colocando o resto da mistura de coco e o resto do puré.*
É só deixarem a congelar durante umas horas. Caso não utilizem máquina, tirem o recipiente do congelador algum tempo antes de servir.
Podem servir com pedaços de fruta fresca e com mais leite condensado. (Não é nada demais, não sejam tontos.) 😉
dicas:
– o leite condensando vegetal dura cerca de 3 semanas no frigorífico. Se quiserem, façam mais e utilizem noutras receitas.
– utilizem um leite de coco com menos teor de água (não usem gamas light)
– o leite condensado vegetal não fica tão espesso quanto o de origem animal, portanto, quando verificarem que a mistura reduziu para metade, está pronto.
– se colocarem a mistura na máquina, podem misturar o creme de coco e o puré de fruta. Dispôr em camadas é apenas uma ideia.
