hambúrguer de portobello

Acho que é seguro afirmar que a maioria das pessoas adora hambúrgueres no pão. Aquele saborzinho fumado do grelhado, o lamber de dedos e o facto de dentro do pão caber um mundo de ingredientes que podemos saborear numa só dentada, faz com que seja um dos meus pratos favoritos.
Desta vez marinei uns portobello bem bonitões durante algumas horas, grelhei-os e, dentro de um pão de centeio, coloquei ingredientes simples mas cheios de sabor e textura. Ao cogumelo juntei pêssego grelhado, tomate doce e maduro, alface estaladiça, os rebentos de alfafa para lhe dar frescura e, a cereja no topo do bolo, uma maionese vegetal de manjericão que fiz na hora e que o elevou num piscar de olhos.
Deixo-vos a receita do hambúrguer que é simples e muito rápida de fazer. Quanto à maionese, visitem-me no meu Instagram. Por lá estará um vídeo a explicar como faz essa cremosa maravilha “tin tin por tin tin”. 🙂

INGREDIENTES (para 2 hambúrgueres):

– 2 cogumelos Portobello grandes
– 2 pães à escolha (utilizei de centeio)

Marinada:
– 2 c. de sopa de molho de soja
– 2 c. de sopa de azeite
– 1 c. de chá de sal marinho
– 1 c. de sopa de vinagre balsâmico
– 2 c. de chá de xarope de acer ou geleia de arroz (opcional)
– 1 dente de alho grande, esmagado e picado
– 1 c. de chá de tomilho
– 1 c. de chá de orégão
– 1 c. de chá de pimentão fumado

Acompanhamentos:
– 2 pêssegos
– 1 tomate maduro
– 2 folhas de alface à vossa escolha
– rebentos de alfafa q.b.


PROCEDIMENTO:

– Juntem todos os ingredientes da marinada numa taça e misturem bem.
– retirem os caules dos cogumelos, (reservem para fazer caldo de legumes caseiro, por exemplo), coloquem-nos num tabuleiro e reguem-nos com a marinada.
– Deixem-nos a ganhar sabor de preferência durante a noite.
– Comecem por preparar os acompanhamentos: fatiem o pêssego, grelhem-no e reservem-no. Fatiem o tomate, lavem e sequem bem a alface.

– Coloquem uma grelha ao lume e deixem-na aquecer bem. Disponham os cogumelos na grelha e pincelem com a marinada. Grelhem até sentir que está tostadinho por fora mas tenro por dentro. (depende da altura dos cogumelos, mas é muito fácil de perceber).
– Por fim, é só montarem o vosso hambúrguer! Eu costumo colocar a alface e o pêssego grelhado, depois o tomate, o cogumelo, os rebentos e completo com uma boa dose de maionese de manjericão (receita da maionese vegetal no meu IGTV).

Dêem largas à imaginação e coloquem os vossos ingredientes favoritos. Este é dos bons para levar para piqueniques de Verão. 😉

Deixe uma resposta