risotto trapalhão de cogumelos, cenoura e espinafres

Continuamos de quarentena, à espera que tudo isto passe e que nos possamos abraçar novamente, sem medos. Sou das que adora juntar amigos à volta de uma mesa cheia de coisas boas e uma (ou duas, vá.) garrafas de vinho. Estou em pulgas para o fazer novamente e para os surpreender com umas receitas novas.

Um jantar com amigos ou família não precisa necessariamente de ser sinónimo de horas a fio na cozinha ou de um trabalho sem fim. Há coisas simples e deliciosas que podem oferecer e que tenho a certeza que vão surpreender a vossa malta. Exemplo disso é este risotto meio trapalhâo que hoje vos trago.

Ontem abri o frigorifico, agarrei em alguns legumes que estavam por lá à minha espera e plim!, saiu este “miúdo”. Rápido, fácil, cheio de sabor e que vocês podem adaptar conforme os legumes que tiverem no vosso frigorifico. É portanto perfeito para evitar desperdícios e neste caso, para evitar sair à rua para comprar o que quer que seja, (fiquem em casa!).
Utilizem os legumes que tiverem por aí perdidos. Improvisem. Divirtam-se!


INGREDIENTES (para 3 pessoas):

– 1 chávena de arroz arbório
– 1 cebola pequena
– 1 dente de alho
– 2 cenouras médias
– 3 mãos cheias de espinafres
– 100 ml de vinho branco
– 200 g. de cogumelos brancos
– 1 + 1/2 litro de caldo de legumes
– azeite q.b.
– 1 c. chá de orégãos
– sal e pimenta preta a gosto
– parmesão vegan (opcional)

PREPARAÇÃO:

– Comecem por cortar os cogumelos em lâminas e ralar as cenouras (na lâmina com os buraquinhos maiores.).
– Numa frigideira, em lume médio/baixo, coloquem azeite a gosto e o alho picado.
– Quando o azeite estiver quente, juntem-lhe os cogumelos e a cenoura para saltear. (Estejam atentos para o alho não queimar. Queima muito rápido e o sabor não é nada agradável.)
– Vão mexendo durante 6/8 minutos ou até notarem que os cogumelos perderam a água e que estão tenros e cozinhados.
– Acrescentem agora os espinafres. Envolvam bem, deixem cozinhar por mais 3 minutos e desliguem o lume.

– Picar bem a cebola e colocar numa frigideira larga a refogar com o azeite.
– Quando ficar transparente, colocar o arroz, envolver bem e deixar fritar durante 1 minuto.
– Adicionar o vinho branco e mexer bem.
– Vão acrescentando conchas de caldo de legumes* e mexendo até o arroz estar quase no ponto. (vão provando, há quem goste do arroz mais durinho e há quem goste dele mais macio.)
– Quando o arroz estiver quase no ponto, juntem-lhe a mistura dos cogumelos, cenoura e espinafres. Envolvam tudo muito bem. Deixem cozinhar por mais 3 minutos.
– Desliguem o lume e sirvam imediatamente.

Podem servir com o parmesão vegan, com salsa picada ou com ambos. (receita do parmesão vegan já aqui em baixo)

parmesão vegan:

– 100 gr. de cajus crus (também pode ser amêndoa sem casca, mas eu prefiro cajus.)
– 25 gr. de levedura nutricional
– 1 c. chá de alho em pó
– 1 pitada de sal

– Colocar todos os ingredientes num processador e triturar até obterem a textura idêntica à do parmesão.


* Fiz o meu próprio caldo de legumes, colocando as cascas dos legumes que utilizei durante o dia (cebola, alho, cenoura, curgete, etc…) numa panela com água a ferver e acrescentei apenas umas 4/5 bagas de zimbro e uma folha de louro.

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