Esta pequena fica bem com café, cevada, chá gelado, sumos naturais, batidos, ao lanche, como sobremesa, com Verão, sol, piqueniques, a acompanhar um pôr do sol na praia ou aquela série preferida na televisão…enfim, faz pendant com tudo.
A base estaladiça de travo suave a coco é o par perfeito do recheio cheio de personalidade de sabor a lima e toranja que é doce e ácido ao mesmo tempo (quem nunca?). É a perfeição numa pequena tarte. Juro-vos!


INGREDIENTES (forma de 18 cm):
base:
– 50 g. de coco ralado
– 100 g. de noz
– 6 tâmaras
– 1 c. de sopa de óleo de coco
– 1 pitada de sal
recheio:
– 150 g. de caju
– sumo e raspa de 2 lima
– sumo e raspa de 1 toranja
– 60 ml. de água
– 60 ml. de geleia de arroz*
– 1 c. de sopa (bem cheia) de ágar-ágar em flocos
PROCEDIMENTO:
– pré-aqueçam o forno a 180°C
– coloquem os cajus de molho a noite ou durante 40 minutos em água a ferver.
– processem as nozes e o coco e depois juntem as tâmaras, o óleo de coco e a pitada de sal. Voltem a processar até obterem uma massa moldável. Se acharem que está muito seca, podem colocar um pouco mais de óleo de coco.
– ponham a mistura numa forma de 20 cm – pode ser mais pequena caso não tenham tão grande e, com os dedos, moldem a massa. Elevem-na ligeiramente dos lados. Não precisa de ficar perfeita. Fica linda com um aspecto “tosco”.
– levem a massa ao forno durante cerca de 8/10 minutos.
– Retirem a base do forno e coloquem-na no frigorífico para que esta arrefeça.
– entretanto, escorram os cajus e sequem-nos bem.
– retirem as raspas das limas e da toranja. Reservem.
– num tacho pequenino coloquem o sumo das limas, da toranja, o ágar-ágar e a água. Deixem ferver durante 10 minutos para dissolver o agar-agar.
– Coloquem o caju, a mistura dos sumos, as raspas e a geleia de arroz num processador e processem até ficar uma mistura macia. Sejam pacientes. Este processo leva o seu tempo.
– Vertam o recheio na base e levem ao congelador durante 1 hora. Depois, retirem do congelador e ponham a tarte no frigorífico até à hora de servir.
dicas:
– podem utilizar outro tipo de adoçantes: geleia de milho, xarope de agave. No caso de utilizarem açúcar, processem bem para que a textura do açúcar desapareça ou então optem pelo açúcar de confeiteiro (cerca de 35 g.).

